Domine o Uno: Guia Completo Para Jogar e Vencer

UNO é um jogo de cartas de descarte americano criado em 1971 por Merle Robbins em Reading, Ohio, um subúrbio de Cincinnati, onde ficava a International Games Inc., empresa de jogos adquirida pela Mattel em 23 de janeiro de 1992.

Jogada com um baralho especialmente impresso, o jogo deriva da família de jogos de cartas Crazy Eights, que por sua vez é baseada no tradicional jogo alemão mau-mau.

Histórico

O jogo foi originalmente desenvolvido em 1971 por Merle Robbins em Reading, Ohio, um subúrbio de Cincinnati. Quando sua família e amigos começaram a jogar cada vez mais, ele e sua família hipotecaram sua casa para arrecadar $8.000 e produzir 5.000 cópias do jogo. Ele começou a vendê-lo em sua barbearia e, posteriormente, comércios locais também passaram a comercializá-lo. Robbins mais tarde vendeu os direitos de Uno a um grupo de amigos liderados por Robert Tezak, dono de uma funerária em Joliet, Illinois, por $50.000 mais royalties de 10 centavos por jogo. Tezak formou a International Games, Inc., para comercializar Uno, com escritórios atrás de sua funerária. Os jogos foram produzidos por Lewis Saltzman da Saltzman Printers em Maywood, Illinois.

Em 1992, a International Games passou a fazer parte do grupo de empresas da Mattel.

regras oficias

O objetivo do Uno é ser o primeiro jogador a somar 500 pontos. Isso é conseguido, normalmente em várias rodadas, ao ser o primeiro a jogar todas as suas cartas e ganhar pontos pelas cartas que os outros jogadores ainda têm nas mãos.

O jogo conta com 108 cartas: 25 de cada uma das quatro cores (vermelho, amarelo, verde, azul), cada cor contendo um zero, duas de cada número de 1 a 9, e duas de cada carta de ação “Pular”, “Comprar Duas” e “Inverter”. O baralho também inclui quatro cartas “Coringa” e quatro “Coringa Comprar Quatro”. Conjuntos produzidos a partir de 2018 possuem 112 cartas, adicionando uma “Coringa Troca de Mãos” e três cartas Coringa personalizáveis.

Em cada rodada, um distribuidor é escolhido com cada jogador comprando uma carta aleatória do baralho. O jogador com a carta de número mais alto será o distribuidor, e todas as cartas são então embaralhadas para começar a distribuição.

Para iniciar uma rodada, sete cartas são distribuídas para cada jogador, e a carta do topo do baralho restante é virada para formar a pilha de descarte. O jogador à esquerda do distribuidor começa, a menos que a primeira carta na pilha de descarte seja uma carta de ação ou Coringa. No turno de um jogador, ele deve realizar uma das seguintes ações:

  • Jogar uma carta que corresponda à cor, número ou símbolo da carta no topo da pilha de descarte
  • Jogar uma carta Coringa, ou uma carta Coringa Comprar Quatro, se permitido (veja restrições abaixo)
  • Comprar a carta do topo do baralho e, se possível, jogá-la

As cartas são jogadas viradas para cima no topo da pilha de descarte. O jogo avança no sentido horário ao redor da mesa.

As cartas de ação e coringa possuem as regras a seguir:

  • Pular: O próximo jogador da sequencia perde a vez. Se essa for a primeira carta descartada, o jogador a esquerda do distribuidor perde a vez.
  • Inverter: Inverte-se a ordem do jogo, se estava no sentido horário passa para o anti-horário, e vice-versa. Caso seja a primeira carta a ser descartada, o distribuidor começa jogando e o jogo seguirá no sentido anti-horário.
  • +2: O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde a vez. Se for a primeira carta descartada, o jogador a esquerda do distribuidor deve comprar duas cartas e perde a vez.
  • Coringa (Wild): O jogador escolhe a cor que seguirá valendo. Pode ser jogada em qualquer turno pelo jogador, mesmo que ele tenha cartas da cor em jogo no momento. Caso seja a primeira carta descartada, o jogador a esquerda do distribuidor escolhe a cor que passará a valer na sequencia e joga a primeira carta.
  • +4: O jogador escolhe a próxima cor a ser combinada e o próximo jogador na sequência deve compra quatro cartas, além de perder a vez. Entretanto essa carta só pode ser utilizada, caso o jogador não tenha nenhuma outra carta de mesma cor em mão. O jogador da sequencia (que está sendo penalizado) pode desafiar a jogada, onde o jogador desafiado (quem jogou o +4) deve revelar sua mão secretamente, apenas para o jogador desafiante, de forma a provar que a jogada é válida. Caso a jogada seja válida, o jogador desafiado não tenha outra carta de mesma cor em mãos, o desafiante deve comprar +6 cartas (+4 pela carta jogada, e +2 pelo desafio) e também perde a vez. Caso a jogada seja inválida, o jogador desafiado tinha outra carta de mesma cor em mão para jogar, o jogador desafiado é quem deve comprar +4 cartas e a partida segue. Em ambos os casos, a nova cor escolhida pelo jogador que tiver jogado a carta +4 seguirá valendo para a sequencia do jogo. Caso essa carta seja a primeira a ser descartada, ela deve ser devolvida ao baralho e uma nova carta deve ser descartada (o baralho pode ser reembaralhada para inicio da partida).
  • Embaralha Mãos: O jogador que usar esta carta recolhe todas as cartas de todos os jogadores, embaralha e redistribui, começando pelo jogador à sua esquerda. (introduzida nas edições do jogo após 2018)
  • Carta Personalizável: Existem três dessas cartas; elas são em branco e podem ter uma regra da casa atribuída a elas. (introduzida nas edições do jogo após 2018)

Além disso, deve-se atentar as demais regras gerais para partida:

  • Um jogador que compra uma carta do baralho deve escolher entre jogá-la imediatamente ou mantê-la. Nenhuma carta que já esteja em sua mão pode ser jogada naquele turno.
  • Um jogador que usa uma carta Coringa ou Coringa Comprar Quatro deve declarar a nova cor a ser combinada antes de terminar seu turno, podendo declarar a cor atual se desejar.
  • Se o baralho de compras acabar durante o jogo, a carta do topo da pilha de descarte é separada e o restante da pilha é embaralhado para criar um novo baralho. O jogo então prossegue normalmente.
  • É ilegal trocar cartas de qualquer tipo com outro jogador em qualquer momento.
  • Um jogador que jogar sua penúltima carta deve dizer “Uno” como um aviso para os outros jogadores. Caso o jogador nessa situação não disser “Uno”, e for acusado antes do próximo jogador faça a sua jogada, o jogador acusado deve comprar duas cartas como penalidade. Caso o jogador da sequencia termine sua jogada sem ocorrer acusação, ou o jogador que estiver com apenas 1 carta se lembrar de dizer “Uno” antes de ser acusado, não será aplicada nenhuma penalidade.
  • Em uma partida com apenas dois jogadores, a carta Inverter funcionará como uma carta Pular, e o jogador oponente deve perder a vez.

O primeiro jogador a se livrar de sua última carta (“sair”) vence a rodada e marca pontos pelas cartas restantes nas mãos de cada outro jogador. As cartas numéricas valem seu valor de face, todas as cartas de ação valem 20, e as cartas Coringa e Coringa Comprar Quatro valem 50. Se uma carta Comprar Duas ou Coringa Comprar Quatro for jogada para sair, o próximo jogador na sequência deve comprar o número apropriado de cartas antes de a pontuação ser calculada.

O primeiro jogador a marcar 500 pontos vence o jogo.

Regras da casa, faça suas próprias regras

Uma das caracteristicas mais marcantes do Uno é a variação das regras do jogo com cada grupo de jogadores. O próprio fabricante permite e incentiva isso, por meio das cartas personalizáveis por exemplo. Mas podemos ir muito além inclusive alterando as regras oficiais do jogo, sem que com isso atrapalhemos a mecânica do jogo. Para muitos, as regras mais populares são inclusive melhores que as oficiais

Empilhamento: Se uma carta de compra for jogada e o próximo jogador na ordem tiver uma carta com o mesmo símbolo, ele pode jogar essa carta e “empilhar” a penalidade, adicionando à penalidade atual e passando-a para o próximo jogador. Essa regra da casa é tão comumente usada que houve uma surpresa generalizada no Twitter em 2020 quando a Mattel declarou que empilhar não fazia parte das regras padrão do Uno. Uma variante dessa regra é de além de poder empilhar um +2 sobre outro +2, você pode empilhar um +4 sobre um +2 ou outro +4, e se o jogador que lançar um +4 escolher uma cor a qual o jogador seguinte tenha um +2 correspondente, esse jogador poderá empilhar o +2 e seguir o jogo.

Sete-Zero: Toda vez que um “7” é jogado, quem jogou deve trocar de mão com outro jogador de sua escolha antes de terminar seu turno. Toda vez que um “0” é jogado, todos os jogadores passam suas mãos para o próximo jogador na direção atual do jogo, após o que o jogo continua normalmente.

Pular: Se um jogador tiver exatamente a mesma carta (tanto número quanto cor) que a carta do topo da pilha de descarte, ele pode jogá-la imediatamente, mesmo que não seja sua vez. O jogo continua como se esse jogador tivesse acabado de jogar em seu turno.

VARIAÇÕES

Existem diversas variações do jogo UNO que podem proporcionar novas experiências e desafios aos jogadores, dentre as diversas variações, alguns exemplos são:

  • Uno Flip!, como no jogo original, o objetivo é ser o primeiro a jogar todas as cartas da mão, acumulando pontos pelas cartas que os outros jogadores ainda possuem. Entretanto, nessa versão, as cartas possuem dois lados, com o lado “claro” em fontes e bordas brancas e o lado “escuro” em fontes e bordas pretas, começando pelo lado claro a cada rodada. Cada lado tem suas próprias cores, cartas de ação, Coringas e números de 1 a 9. Existem duas cartas “Flip” em cada cor, e quando uma é jogada, as pilhas de compra e descarte são viradas, obrigando todos os jogadores a jogar com o outro lado das cartas.
  • Uno Spin, variação do popular jogo de cartas Uno da Mattel, com uma roleta que contém diversas alterações no jogo. Diferente do Uno tradicional, há 20 cartas “girar” que podem ser jogadas para fazer os outros jogadores girarem a roleta. A campanha de marketing do jogo utiliza o slogan “A próxima revolução do clássico jogo de cartas.” A Gameloft fez uma adaptação para videogame em 2010.
  • Uno Stacko, essa versão é jogada de maneira semelhante ao Jenga. Cada conjunto possui 45 blocos Uno Stacko, normalmente feitos de plástico e coloridos em vermelho, amarelo, verde, azul e violeta. Versões anteriores do jogo têm blocos numerados de 1 a 4, enquanto versões mais recentes adicionaram blocos com os símbolos de Comprar Duas, Inverter e Pular. Versões mais recentes também incluem blocos coringa roxos, que têm a mesma função das cartas Coringa e Coringa Comprar Quatro no jogo original. Diferente dos blocos de Jenga, eles se parecem com vigas ocas, tornando a torre mais instável à medida que o jogo avança.
  • Uno Attack, lançado em 1998, ele inclui 106 cartas e um lançador mecânico de cartas. A principal diferença entre Uno Attack e o Uno original é que, em vez de comprar cartas, os jogadores apertam um botão no lançador de cartas, que dispara um número aleatório de cartas em momentos aleatórios.
  • Uno H2O, ele se diferencia do jogo padrão porque as cartas são transparentes e à prova d’água. A jogabilidade é idêntica ao Uno padrão , com a adição de dois tipos de cartas especial “Coringa Enchente”. Quando uma dessas cartas é jogada, todos os outros jogadores devem comprar uma ou duas cartas, conforme indicado na carta. O jogador que a usou pode então declarar a próxima cor a ser combinada.

Além das variações do jogo, com mecânicas diferentes, temos também ediçõe especias do baralho, com parcerias de franquias como Uno Ultimate Marvel e Uno MineCraft, inclusivas como Uno numa versão em Braille e Uno ColorAdds para pessoas daltonicas, e mesmo versão com simbulos (ao invés de letras e números) e versão comemorativas, com a Uno 50th Anniversary.

CONCLUSÃO

Em conclusão, neste post exploramos detalhadamente como jogar UNO, um jogo de cartas popular em todo o mundo. Aprendemos sobre as regras básicas do jogo, como distribuir as cartas, como jogar as cartas corretamente e como vencer a partida. Além disso, citamos algumas da variações e edições especiais do jogo.

É importante lembrar que o UNO é um jogo divertido e emocionante que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. É uma ótima maneira de passar o tempo com amigos e familiares, e pode até mesmo ajudar a melhorar suas habilidades de pensamento estratégico e tomada de decisão.

Por fim, encorajamos todos os leitores a experimentarem o jogo UNO por si mesmos. Com sua simplicidade e diversão garantida, o UNO é uma excelente opção para uma noite de jogos em casa ou para animar uma reunião com amigos. Então, pegue um baralho de cartas, reúna seus amigos e divirta-se jogando UNO!

faq

Como se joga Uno?

O Uno é um jogo de cartas em que o objetivo é ser o primeiro a se livrar de todas as cartas da mão. Para isso, os jogadores devem combinar as cartas por cor, número ou ação.

Quantas cartas são distribuídas para cada jogador no início do jogo?

No início do jogo, cada jogador recebe 7 cartas.

Quais são as cartas especiais do Uno e o que elas fazem?

Como funciona a carta Coringa no Uno?

A carta Coringa pode ser jogada em qualquer momento e o jogador que a joga escolhe a cor que deve ser seguida. Além disso, o próximo jogador deve comprar quatro cartas.

O que acontece quando um jogador não tem nenhuma carta para jogar no Uno?

Quando um jogador não tem nenhuma carta para jogar, ele deve comprar uma carta do monte. Se a carta comprada puder ser jogada, o jogador pode fazê-lo imediatamente. Se não, o turno passa para o próximo jogador.

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