Os baralhos sempre foram sinônimos de jogos de cartas. Desde sua chegada à Europa no final do século XIV, os baralhos rapidamente conquistaram popularidade. A inclusão de jogos de azar aumentou ainda mais seu apelo. Ao longo dos anos, surgiram outros usos, como a mágica com cartas e a cardistry. No entanto, os jogos de cartas continuam sendo o foco principal. Torneios de pôquer, desde os casuais até os profissionais, ocorrem em todo o mundo, com alguns até sendo transmitidos na televisão. Jogos clássicos como Bridge podem estar em declínio, mas o século passado trouxe novos jogos de cartas para jogar com um baralho tradicional. Desde jogos atemporais de vazas como Pinochle, variantes modernas como Copas, até jogos sociais como Presidente e os favoritos das crianças como Pega Peixe, as opções são abundantes.
No entanto, e se você estiver limitado a dois jogadores? Frequentemente, estamos em pares, seja com um ente querido ou um amigo. Embora muitos jogos de cartas acomodem duplas, alguns são mais divertidos com mais participantes. Ainda assim, existem inúmeros jogos de cartas que se destacam quando jogados por duas pessoas.
Lista dos Melhores Jogos de Cartas para 2 Pessoas
Aqui está uma lista de jogos de cartas tradicionais para dois jogadores que utilizam baralhos comuns. O foco está em jogos clássicos que resistiram ao tempo, especialmente aqueles que são amplamente reconhecidos e apreciados. Embora jogos de cartas contemporâneos para dois jogadores ofereçam seu próprio charme, eles ainda precisam conquistar seu status atemporal. Esta lista, elaborada a partir de diversas fontes e experiências pessoais, tem como objetivo orientar. É uma seleção subjetiva, por isso incluímos “Menções Honrosas”, seguidas por uma seção “O que vem a seguir” após cada jogo para mais explorações. Listados em ordem alfabética, pegue um baralho e um parceiro para mergulhar nessas preciosidades dos jogos de cartas para dois jogadores.
Cribbage
Cribbage é instantaneamente reconhecível devido ao icônico tabuleiro usado para pontuar. É um jogo de cartas clássico que remonta aos anos 1600 e, apesar de algumas regras peculiares, é facilmente o jogo de dois jogadores que mais joguei na vida.
Como funciona
Cada jogador começa com uma mão inicial de seis cartas, das quais escolhe duas para colocar viradas para baixo em um “crib” que será revelado no final da rodada. Os jogadores jogam as cartas alternadamente, mantendo um total acumulado do valor combinado das cartas, até que não possam mais jogar sem ultrapassar 31, momento em que o total acumulado começa novamente. Durante esse processo, os jogadores marcam pontos ao atingir totais de 15 ou 31, além de combinações de cartas, como pares e trios de mesmo valor, ou sequências de três ou mais cartas de valores consecutivos. Após jogarem todas as cartas, uma “carta de corte” aleatória é adicionada à mão, e cada jogador marca pontos por combinações similares, com um jogador também ganhando os pontos no “crib”. O objetivo é ser o primeiro a marcar 121 pontos.
O que é bom nisso:
Cribbage, deixe-me contar as maneiras pelas quais eu amo você. Ele é um pouco peculiar, e você provavelmente precisará da ajuda de um aplicativo ou de alguns vídeos de “como jogar” para aprender as regras. Mas tem a mistura perfeita de tomada de decisões e sorte, o que garante que seja recompensador e, ao mesmo tempo, casual. Grande parte da tática e estratégia gira em torno de quais duas cartas escolher para o crib e como jogar as quatro cartas na sua mão, aproveitando a probabilidade e antecipando as jogadas prováveis do seu oponente com base no que ele jogou. A assimetria dos turnos do jogo, a sensação de corrida e múltiplas mini-batalhas, a mistura perfeita de sorte e habilidade, as inúmeras combinações de pontuação – há muito o que amar neste jogo depois de superar a barreira inicial de aprendê-lo.
German Whist
German Whist é o primeiro exemplo de jogo de vazas nesta lista, um gênero popular onde o jogo gira em torno de todos jogarem uma carta, e a “vaza” vai para a pessoa que jogou a carta de maior valor. Também chamado de Honeymoon Whist devido à sua adequação para dois jogadores, German Whist segue a tradição do clássico Whist.
Como funciona:
A carta inicial virada para cima do monte determina o naipe de trunfo da rodada. Cada jogador recebe uma mão de 13 cartas e, alternadamente, joga uma carta para decidir quem ganha a carta do topo do monte, que sempre fica virada para cima, enquanto o perdedor da vaza recebe a carta virada para baixo que está embaixo dela. Dessa forma, ambos os jogadores recebem uma carta de substituição a cada vaza, com o vencedor liderando a próxima jogada. Quando o monte se esgota, você joga com sua mão de 13 cartas restantes, e quem ganhar mais vazas dessas 13 vence o jogo.
O que é bom nisso:
A maioria dos jogos de vazas requer pelo menos três ou mais pessoas para funcionar bem, mas German Whist é uma rara exceção que funciona perfeitamente com apenas dois jogadores. As partidas são muito rápidas e o gerenciamento da mão é muito importante, pois você tenta preparar uma mão forte para as 13 últimas vazas que determinarão o vencedor. Você está constantemente trabalhando com informações parciais, pois embora saiba qual é a carta do topo pela qual ambos estão jogando, a carta virada para baixo que vai para o perdedor pode ser uma carta poderosa desconhecida ou um fracasso. Portanto, há um elemento de sorte, mas também há decisões significativas a serem tomadas, permitindo espaço real para habilidade, especialmente se você tentar lembrar quais cartas foram jogadas e quais ainda estão no jogo.
Gin Rummy
Gin Rummy é o rei dos inúmeros jogos de Rummy, pelo menos quando se joga com apenas dois jogadores. O conceito central do Rummy envolve comprar e descartar cartas enquanto você tenta criar “combinações” que consistem em cartas de valores iguais (um “conjunto”) ou de valores consecutivos (uma “sequência”). Gin Rummy surgiu na primeira metade do século XX sob o nome Poker Gin ou Gin Poker, e tornou-se uma mania depois de ser popularizado por celebridades da Broadway e de Hollywood.
Como funciona:
Cada jogador recebe uma mão de dez cartas, e o objetivo é coletar conjuntos e sequências. Na sua vez, você pega a carta do topo do monte de descarte, que está virada para cima, ou a carta do topo do monte de compra, que está virada para baixo. Ao contrário da maioria das outras formas de Rummy, em Gin Rummy você mantém as combinações na mão até o final da rodada, que é desencadeada quando um jogador “bate”. Você ganha pontos pelas combinações completas na sua mão, com cartas valendo seu valor nominal e cartas de figuras valendo 10. O objetivo é alcançar uma certa pontuação ao longo de várias rodadas. Existem muitas variações menores na jogabilidade, como ajustes no número de cartas iniciais.
O que é bom nisso:
Este é um excelente jogo para dois jogadores que resistiu bem ao teste do tempo, e muitas pessoas o considerariam um dos melhores jogos desta lista. O fato de poder ser pausado e continuado a qualquer momento o tornava perfeito para atores que matavam o tempo enquanto aguardavam sua vez de entrar em cena, o que explica parte de sua popularidade. Há uma tensão constante porque você não sabe quão perto seu oponente está de baixar sua mão. Enquanto isso, você está esperando que as cartas certas apareçam, o que pode produzir júbilo ou frustração, dependendo do que você compra. O jogo é muito fácil de aprender e jogar, e ainda é bem apreciado hoje em dia.
Golf
Golf é um dos jogos mais casuais e leves desta lista. Seu nome reflete o fato de que geralmente é jogado em nove “buracos”, com o objetivo de obter a menor pontuação cumulativa.
Como funciona:
Cada jogador recebe seis cartas aleatórias que são jogadas viradas para baixo em uma grade de duas linhas com três cartas cada. Cada um vira duas cartas para cima para começar, e o objetivo é ter o menor valor total de cartas visíveis quando todas as cartas estiverem viradas para cima. Cartas iguais de mesmo valor em uma coluna se cancelam, enquanto Reis contam como zero e 2s como pontos negativos (o que é bom!). Na sua vez, você pega a carta do topo do monte de compra virado para cima (ou a carta do topo do monte de descarte virado para cima) e a descarta ou a usa para substituir uma das cartas na sua grade, enviando assim essa carta para o topo do monte de descarte. Existem muitas variantes de jogo, mas comece pesquisando o Golf de seis cartas.
O que é bom nisso:
À medida que o jogo avança, você tenta minimizar os pontos visíveis na sua grade 3×2, mas descartar uma carta sempre tem o risco de ajudar seu oponente. Então, às vezes, você tem que arriscar, esperando que conseguir uma carta correspondente cancele algumas cartas de alto valor na sua grade. Mas sempre há um elemento de “arriscar a sorte”, porque o final de cada mão é desencadeado quando um jogador tem todas as suas seis cartas viradas para cima, o que funciona efetivamente como um temporizador que você pode usar a seu favor ou que pode funcionar contra você. Você também deve ter cuidado para não descartar algo que ajude seu oponente, e às vezes você jogará uma carta apenas para perceber que o que você desistiu era ainda melhor. É um jogo muito leve, cheio de momentos de angústia e frustração, bem como de sorte e triunfo.
GOPS
GOPS deve seu nome a um acrônimo que significa “Game Of Pure Strategy” (Jogo de Estratégia Pura), pois é apresentado como um jogo sem sorte. Ele usa apenas três naipes de um baralho padrão.
Como funciona:
Você remove todas as 13 cartas de Ouros, que são embaralhadas e reveladas uma a uma, e são colocadas em leilão. Cada jogador recebe outro naipe (por exemplo, Paus ou Espadas), que funciona como sua mão, e do qual você selecionará uma carta para dar lance na carta de Ouros que está atualmente em leilão. Ambos revelam simultaneamente a carta escolhida, e quem jogou a carta de maior valor ganha a carta de Ouros em oferta. Um empate é resolvido revelando a próxima carta de Ouros e jogando outra carta da sua mão para ganhar tanto essa quanto a anterior. As cartas de Ouros ganhas contam como pontos correspondentes ao seu valor (Ás vale 1, Valetes valem 11, Damas valem 12 e Reis valem 13), e o objetivo é obter a maior pontuação cumulativa das cartas de Ouros que você ganhar.
O que é bom nisso:
GOPS destila os jogos de vazas à sua essência básica, embora também possa ser considerado um jogo de leilão e blefe. A diversão está em tentar adivinhar o seu oponente, por exemplo, se você acha que ele vai ceder uma vaza jogando uma carta de valor baixo, talvez você possa economizar suas cartas melhores para mais tarde, tentando ganhar a carta de Ouros atual com uma carta de valor relativamente baixo. E quanto mais você avança no jogo, mais informações você tem para trabalhar, tanto sobre como seu oponente joga, quanto, mais importante, sobre as cartas restantes. O jogo inteiro é jogado com apenas 13 cartas, então termina antes que você perceba. Vamos jogar novamente!
Le Truc
Le Truc é descendente do jogo de blefe inglês muito mais simples, Put. Embora esteja relacionado ao Truc espanhol (mais apreciado com quatro jogadores em uma parceria), Le Truc é a versão francesa do jogo que remonta ao século XIX. Sid Sackson ajudou a popularizá-lo ao incluí-lo em seu livro Gamut of Games. Para jogar, remova as cartas de 2 a 6 de um baralho completo, pois usa um baralho de 32 cartas com uma classificação de valores um tanto não convencional.
Como funciona:
Os naipes não importam neste simples jogo de vazas. Cada jogador recebe três cartas que usará para apenas três vazas, cada uma das quais vai para a carta mais alta jogada, e as vazas empatadas vão para quem ganhar a próxima. Ganhar a mão requer vencer duas das três vazas e rende um ponto, sendo o objetivo ser o primeiro jogador a alcançar 12 pontos. Mas o genial é que, antes de jogar uma carta, você pode propor aumentar a quantidade de pontos que a mão atual vale; seu oponente pode desistir e ceder em vez de aumentar as apostas. Para evitar muita sorte, a pessoa que lidera também pode propor uma redistribuição antes da primeira carta ser jogada.
O que é bom nisso:
Le Truc deve ser um dos jogos de blefe definitivos, porque é surpreendente quanto blefe ele embala no jogo de apenas três cartas. Na verdade, é tudo sobre o blefe, porque pode acontecer de um jogador ceder com quase nenhuma carta jogada. Mesmo a proposta de redistribuição pode ser um blefe para disfarçar uma mão forte. Grande parte do jogo acontece na mente, pois, ao desistir, nenhum dos jogadores revela suas cartas não jogadas. Se você gosta de blefar, este jogo é pura genialidade!
Schnapsen
Schnapsen é o jogo de cartas nacional da Áustria e continua sendo popular na Europa e ao redor do mundo. Este é um dos jogos mais desafiadores desta lista, tanto em termos de regras quanto de jogabilidade, mas vale muito a pena aprender. Assim como Le Truc, é um jogo de vazas com uma longa história e utiliza um baralho reduzido, neste caso, com apenas 20 cartas. Sixty Six é basicamente uma variante com apenas algumas diferenças menores, a principal sendo que usa um baralho de 24 cartas, com cada jogador recebendo uma mão de seis cartas em vez de cinco.
Como funciona:
Distribua metade do baralho para os jogadores, cada um recebendo uma mão de cinco (Schnapsen) ou seis cartas (Sixty Six). A outra metade do baralho se torna o estoque, e uma carta é virada para determinar o naipe de trunfo. Na fase inicial do jogo, você não precisa seguir o naipe, mas uma vez que um jogador decide fechar o estoque, você deve seguir o naipe a partir de então. A ideia básica é capturar cartas que pontuam nas vazas. Uma característica especial da jogabilidade é como os pontos são marcados para pares de Rei e Dama, chamados de “casamentos”. O objetivo é ser o primeiro jogador a alcançar 66 pontos, daí o nome do jogo.
O que é bom nisso:
Este é o terceiro jogo de vazas desta lista. Le Truc é o mais leve e cheio de blefes, German Whist equilibra bem sorte e habilidade, e Schnapsen é de longe o mais sério de todos. Em termos de jogos de vazas para dois jogadores, é possivelmente o melhor que existe, em termos de profundidade e variedade que oferece com tão poucas cartas. Existem algumas variações de regras, e pode ser um pouco complicado jogar bem, dado o quão importante é cada decisão. Contar cartas é crucial, e há espaço para uma verdadeira habilidade. Decidir quando fechar o estoque envolve um risco real e adiciona uma tensão significativa ao jogo.
Scopa
Scopa é um clássico jogo de cartas italiano que brilha com apenas dois jogadores, embora sua versão para quatro jogadores (Scopone) também seja excelente. Variações são populares em países como Argentina e Brasil. Scopa é considerado um jogo de “pesca”, onde você combina uma carta da sua mão com uma ou mais cartas viradas para cima na mesa. Cassino é semelhante ao Scopa, mas aumenta a complexidade e a tática.
Como funciona:
Você usa um baralho de 40 cartas, sem as cartas de figuras, com as cartas de Ás a 10 valendo seu valor numérico. Quatro cartas começam viradas para cima em um pool central, e ambos começam com uma mão de três cartas, que é reabastecida do estoque após ambos terem jogado todas as cartas da mão. Você usa as cartas na mão para “capturar” cartas do pool, seja capturando uma carta que tenha o mesmo valor da que você jogou, ou por cartas que somem seu valor. No final de uma mão, você ganha um ponto em quatro categorias: mais cartas, mais ouros, mais 7s (a regra real aqui é um pouco mais complexa), e 7 de ouros. Você também ganha pontos extras durante o jogo se conseguir “varrer” (= scopa) as cartas na mesa para limpar o pool. O primeiro jogador a marcar 13 pontos em várias mãos é o vencedor.
O que é bom nisso:
Este jogo é extremamente satisfatório de se jogar e depende de uma mecânica com a qual a maioria das pessoas não tem experiência, proporcionando uma sensação muito diferente dos jogos de vazas mais comuns. As capturas nunca devem ser feitas no piloto automático, porque você precisa tomar cuidado para não configurar seu oponente para uma “scopa” gratuita. Conseguir uma scopa pode ser um verdadeiro destaque da jogabilidade, e a chance disso acontecer ajuda a manter o jogo animado e cheio de suspense. Manter o controle das cartas jogadas também ajuda a tomar melhores decisões. Scopa ainda é uma categoria casual, mas há o suficiente acontecendo para torná-lo recompensador também. Jogá-lo com um baralho italiano de 40 cartas adiciona autenticidade, mas também funciona muito bem com um baralho francês reduzido.
Spit!
Spit! às vezes é chamado pelo nome alternativo Speed, mas estritamente falando, Speed é um jogo com regras diferentes. No entanto, os dois jogos estão intimamente relacionados, e o nome alternativo captura a essência de ambos. Este é um jogo de alta energia que dispensa turnos de jogadores, permitindo que ambos joguem cartas simultaneamente o mais rápido possível. É especialmente ótimo para jogadores mais jovens.
Como funciona:
Distribua o baralho igualmente entre os dois jogadores, com cada um recebendo uma metade. Cada jogador monta um tableau inicial de cinco pilhas, com 1 a 5 cartas em cada pilha, sendo a carta do topo de cada pilha virada para cima. As cartas restantes formam a sua pilha pessoal de “Spit”. Ao contar “1, 2, 3, Spit”, ambos jogam uma carta de sua pilha de Spit no centro da mesa, e a partir desse ponto o jogo entra em modo frenético, com ambos jogando cartas de seu tableau que são um número maior ou menor das cartas centrais, em tempo real, ignorando os naipes. Se ambos ficarem bloqueados, retomam o jogo simultaneamente jogando uma nova carta de suas pilhas de Spit. Quando o tableau de alguém se esgota, ambos batem na pilha que acham ser a menor, que é então embaralhada com as cartas restantes para se tornar a nova pilha de Spit. Todo o processo é repetido várias vezes, e o objetivo é ser o primeiro a se livrar de todas as suas cartas.
O que é bom nisso:
Spit! é fácil de aprender, tornando-o ideal para crianças e famílias, ou mesmo como um jogo casual entre amigos que apreciam uma jogabilidade rápida e uma boa dose de competição. Você precisará de reflexos rápidos para se sair bem, e isso é exatamente uma das grandes atrações do jogo. Para evitar que o jogo se torne muito caótico, é costume insistir que você deve usar apenas uma mão ao jogar. Às vezes você jogará carta após carta, mas haverá momentos em que ficará bloqueado, apenas esperando que seu oponente coloque a carta de que você precisa para jogar uma das suas.
Spite and Malice
Spite and Malice pode acomodar até cinco jogadores, mas é melhor aproveitado com apenas dois. Assim como Spit!, é adequado para jogar com crianças também. O jogo descende do jogo de dois jogadores do século XIX, Russian Bank (ou Crapette), que, por sua vez, é um derivado mais complexo do Double Solitaire (também conhecido como Double Klondike). Também chamado de Cat and Mouse, Spite and Malice é bem conhecido por muitos devido à sua variação comercialmente produzida, o Skip-Bo.
Como funciona:
Usando dois baralhos, Spite and Malice é efetivamente uma forma competitiva do clássico solitaire (paciência). Cada jogador recebe uma pilha de 20 cartas viradas para baixo, com a carta superior sempre virada para cima. O objetivo é ser o primeiro a esgotar essa pilha. Na sua vez, você primeiro compra (ou repõe) uma mão de cinco cartas e, em seguida, joga ou move cartas para uma das duas áreas: pilhas de construção compartilhadas, que são montadas de Ás a Dama (os naipes são irrelevantes), jogando cartas da sua pilha virada para baixo sempre que possível; ou quatro pilhas de descarte pessoais. Reis são coringas e podem representar qualquer valor de carta. Dependendo da duração desejada do jogo, você pode distribuir mais ou menos cartas para cada jogador no início do jogo. Existem várias variações de regras para a jogabilidade.
O que é bom nisso:
Há algo viciante e satisfatório no clássico Klondike Solitaire, e Spite and Malice faz um excelente trabalho ao simplificá-lo significativamente e transformá-lo em um jogo competitivo. Outras tentativas de transformar o Klondike em um jogo multiplayer, como o antecessor mais simples Double Solitaire (Double Klondike), não são tão satisfatórias. Spite and Malice é fácil de aprender e jogar, e há momentos em que você pode jogar muitas cartas em sucessão, fazendo um progresso rápido pela sua pilha inicial. O uso cuidadoso dos Reis e das pilhas de descarte adiciona um espaço para estratégia, mas sempre há a tensão de precisar comprar as cartas certas. Além disso, há uma boa interação, pois uma carta que seu oponente joga em uma pilha de construção compartilhada pode ser exatamente o que você precisa para desencadear uma série de cartas rumo à vitória.
Menções Honrosas
Aqui está uma lista de ótimos jogos de cartas para dois jogadores que você pode explorar, além dos já mencionados:
Jogos de Tomada de Truques
Bezique: Um clássico francês de tomada de truques para dois jogadores, popular no início do século XX, com semelhanças com o Pinochle americano.
Briscola: Um jogo italiano de tomada de truques usando um baralho de 40 cartas, onde os jogadores tentam ganhar cartas que pontuam. É mais adequado com mais jogadores, mas ainda é excelente para dois jogadores e é fácil de aprender.
Ecarte: Um jogo de dois jogadores de origem francesa, muito semelhante ao popular jogo de parcerias, o Euchre.
Jogos de Escalada
Dickory: Um jogo de escalada mais leve, criado recentemente para preencher uma lacuna no gênero.
Durak: Popular na Rússia e geralmente jogado com quatro jogadores, mas também funciona bem com dois. O objetivo é não ser o jogador que fica com todas as cartas.
Haggis: Um jogo de escalada projetado especificamente para 2-3 jogadores, muito apreciado por jogadores experientes.
Jogos de Rummy e Pesca
Cassino: Um jogo de pesca onde você captura cartas viradas para cima em uma piscina comum, usando cartas correspondentes da sua mão. É um jogo mais tático e um bom passo além do Scopa.
Canasta: Normalmente melhor como um jogo de parcerias para quatro jogadores, mas possui uma boa variação para dois jogadores que é apreciada por muitos.
Rummy: O avô dos muitos jogos de Rummy, o Rummy básico suporta 2-4 jogadores e é um jogo de formação de grupos semelhante ao seu descendente popular, Gin Rummy. Em vez de esperar até que sua mão consista apenas em conjuntos ou sequências, você pode formar grupos e adicionar cartas aos grupos do oponente.
Jogos para Crianças
Crazy Eights: O jogo do qual o UNO se originou. O objetivo é ser o primeiro a se livrar de todas as suas cartas combinando o número ou o naipe da carta previamente jogada, enquanto certas cartas têm habilidades especiais como Pular ou Comprar Duas.
James Bond: Um jogo mais recente para crianças, também conhecido como Atlantis ou Chanhassen. O objetivo é ser o primeiro a coletar um conjunto de quatro cartas correspondentes trocando cartas com quatro cartas viradas para cima no centro.
Slapjack: Tente ser o jogador com mais cartas, sendo o mais rápido para bater na pilha e pegar todas as cartas sempre que um Valete for jogado.
War: Um jogo inteiramente baseado em sorte, mas ainda muito popular entre crianças, onde os jogadores viram cartas simultaneamente e “lutam” sempre que jogam cartas de mesmo valor.
Jogos de Combate
Cuttle: Um jogo surpreendentemente rápido e satisfatório onde o objetivo é ser o primeiro a alcançar 21 ou mais pontos com as cartas do seu lado da mesa.
Dueling Nobles: Um jogo inovador que usa cartas, tokens e dados, inspirado por jogos de troca de cartas e um pouco mais pesado em termos matemáticos.
Regicide: Um jogo cooperativo com tema de fantasia, projetado para um baralho regular, que se tornou um grande sucesso underground na comunidade de jogos de tabuleiro.
Jogos Menos Conhecidos
Kings in the Corner: O objetivo é ser o primeiro a se livrar de todas as suas cartas jogando-as em um layout estilo solitaire, com oito pilhas que se constroem alternando vermelho e preto em ordem decrescente. Para uma experiência de solitaire tradicional em um jogo de dois jogadores, experimente o Double Solitaire.
Lamarckian Poker: Um divertido jogo para 2-6 jogadores sobre evoluir a melhor mão de Poker. Este jogo de oferta e escolha cega foi originalmente lançado como parte do excelente Poker Suite da Cheapass Games.
Sedma: Um jogo de tomada de truques incomum recomendado por David Parlett, originário da Europa Oriental, onde uma carta só pode ser vencida por uma carta de valor igual ou por um sete.
Twenty: Um interessante jogo de adição onde você deve desenhar uma carta ou jogar cartas que somam para totalizar 1, 2 e assim por diante até 20. Se você gosta de jogos aritméticos desse tipo, os jogos Give or Take e Dracula de David Parlett também valem a pena.
Esses jogos oferecem uma grande variedade de estilos e mecânicas, garantindo que você encontre algo que se ajuste ao seu gosto e ao do seu parceiro de jogo!
Pedro Henrique Silva é um apaixonado por jogos de mesa, um entusiasta incansável que encontra sua felicidade em explorar os mais diversos universos que esses jogos proporcionam. Pedro dedicou grande parte de sua vida a mergulhar em aventuras intermináveis, seja em jogos de tabuleiro, cartas, RPG ou qualquer outro jogo que desafie a mente e inspire a imaginação.