Os Melhores Jogos de Tabuleiro

Melhores Jogos de Tabuleiro

Todos os anos, milhares de novos jogos de tabuleiro são lançados — mais do que nossos guias de jogos específicos poderiam cobrir. Aqui, vou listar alguns dos meus favoritos. Quer você esteja procurando algo que ofereça alta estratégia ou cooperação narrativa, ou simplesmente algo que seja visualmente bonito e agradável de jogar, esses são os jogos que mais jogamos em nossas noites de jogos. Se você não encontrar um dos seus favoritos, deixe um comentário para poder expandir a coleções.

Jogos de Estratégia, para testar suas habilidades

Scythe

Número de jogadores: um a cinco
Duração: 90 a 115 minutos
Idades: 14 anos ou mais

Porque joga-lo: fiquei imediatamente viciado na imensa profundidade estratégica deste jogo e na estética de construção de mundo belamente retrô e pastoral. Desde então, Scythe dominou diversas noites de jogos, inspirando um grupo de chat dedicado para discutir estratégias, criar e compartilhar memes e planejar sessões improvisadas.

Em menos de dois meses, já comprei a expansão e estou seriamente considerando comprar uma caixa personalizada aprimorada para armazenar de maneira mais elegante os muitos cartões e peças. Você pode se perguntar que tipo de pessoas quer investir tanto tempo em um jogo, retornando para jogar repetidamente. Mas, uma vez que você aprende as mecânicas, jogar Scythe será a única coisa que você vai querer fazer.

Como se joga: Em Scythe, os jogadores representam uma das cinco facções tentando ganhar suas fortunas e reivindicar terras na Europa Oriental pós-Primeira Guerra Mundial. Os jogadores começam com recursos (incluindo poder, popularidade, moedas e cartas de combate), uma localização inicial diferente e dois objetivos ocultos (opcionais). Scythe é um jogo de construção, então o objetivo é configurar seu jogo para continuar a gerar recursos conforme o jogo avança. A cada turno, cada jogador escolhe uma das quatro ações no seu tapete de facção designado. Todos os jogadores têm o mesmo conjunto de ações, mas recebem recompensas diferentes por elas, e cada personagem tem um conjunto de forças únicas. Exceto pelas cartas de Encontro (que os jogadores recebem em certos territórios recém-explorados), há pouca sorte envolvida. O jogo termina depois que um jogador coloca seu sexto objetivo (estrela) na Trilha do Triunfo, e quem tiver mais moedas vence.

Small World of Warcraft

A corner of the Small World board with cards, chips, and dice from the game.

Número de jogadores: dois a cinco
Duração: 60 a 80 minutos
Idades: 8 anos ou mais

Porque joga-lo imagine um jogo de WAR ambientado no universo de World of WarCraft. Essa é basicamente a experiência de Small World, um jogo de controle de área repleto de elfos, anões e halflings, entre outros. O jogo vem com vários tabuleiros e peças pequenas suficientes para a configuração inicial levar cerca de 40 minutos. Mas uma vez que Small World começa, é um conceito fácil de entender, e as várias combinações de raças e poderes de fantasia tornam cada partida um pouco diferente. Graças aos vários tabuleiros, Small World funciona tão bem com duas pessoas quanto com cinco.

Como se joga: No início do jogo, cada jogador seleciona uma raça para controlar a partir de um baralho embaralhado. Cada raça é combinada com um baralho separado de poderes, que modificam o que as tropas daquela raça podem fazer. Por exemplo, se você pegar Magos com o poder de Voar, você ganha ouro bônus por ocupar espaços mágicos (a característica dos Magos) e pode enviar suas tropas para qualquer lugar no tabuleiro (a característica de Voar). Uma vez que um jogador escolhe seus personagens, ele recebe um conjunto de peças representando suas tropas; durante seu turno, ele usa as peças para conquistar terras no tabuleiro. À medida que os jogadores expandem seus impérios e entram em conflito entre si, ficam eventualmente sem peças úteis, que podem então virar (o jogo chama isso de “entrar em declínio”). As peças permanecem no tabuleiro e ainda podem acumular pontos (mas não podem mais ser usadas para ganhar novos territórios). E no próximo turno, os jogadores escolhem uma nova combinação de raça/poder para usar. Isso continua por várias rodadas, dependendo do número de jogadores. Quem acumular mais ouro (ganho principalmente adquirindo terras) durante o jogo vence.

Ao configurar o jogo, os jogadores notarão um conjunto de peças que começam no tabuleiro, mas que não agem como as outras raças jogáveis. Essas peças, chamadas de “Tribo Perdida”, têm o objetivo de atuar como um obstáculo em alguns espaços na fase inicial do jogo.

Jogos Para Festas

Sintonia (Waveleght)

The colorful board game Wavelength.

Número de jogadores: dois a 12
Duração: 30 minutos
Idades: 5 anos ou mais

Porque joga-lo na minha opinião, um bom jogo de festa é aquele onde, no final, os jogadores perderam a noção da pontuação e estão apenas focados em continuar jogando. Sintonia tem esse efeito de sobra. A caixa é colorida e chamativa, o grande dial é robusto e satisfatoriamente tátil, e a estrutura do jogo leva a conversas interessantes — ou pelo menos extremamente engraçadas — sobre como seus amigos veem o mundo. Os melhores jogos de comunicação (Codenames e Dixit, meus favoritos para iniciantes, entre eles) brincam com a maneira como transmitimos ideias e conceitos aos outros. Sintonia funciona de maneira semelhante, mas enquanto Dixit e Codenames se concentram em comunicar ideias por associação, Sintonia pede aos jogadores para comunicarem opiniões. Onde, na escala de úmido a seco, está o espaguete? Ver um filme de terror é uma ideia terrível para um encontro, ou uma ótima? Quão moralmente correta era a ordem Jedi? Estas são algumas das centenas de discussões (e argumentos) potenciais que Sintonia pode gerar.

Como se joga: Os jogadores são divididos em duas equipes, e a cada rodada uma equipe é encarregada de mover um dial para o ponteiro ficar no centro de um alvo em forma de funil (quanto mais perto do centro, mais pontos você ganha). O truque é que eles não podem ver o alvo enquanto movem o ponteiro; em vez disso, um membro da equipe atua como o “psíquico” que tenta fazer com que adivinhem a posição correta. O psíquico tem uma visão secreta da posição do alvo e recebe um cartão indicando dois extremos de uma escala (de barulhento a quieto, boa ideia a má ideia, e assim por diante). Em seguida, ele dá à equipe uma frase que sugira onde, nessa escala, o alvo está. Os outros jogadores tentam interpretar a dica e posicionar o ponteiro do dial de acordo, o que normalmente é quando os debates tendem a surgir. (Para dar uma ideia, “Você acha que A Ameaça Fantasma é 85% um bom filme?!” foi algo que foi furiosamente gritado na última vez que joguei). Uma vez que eles travam uma posição, a outra equipe pode ganhar pontos bônus apostando se estão muito longe de um lado do alvo ou do outro. As equipes se revezam fazendo isso até que uma delas alcance 10 pontos e vença o jogo.

Anomia Pop Culture

Número de jogadores: três a seis
Duração: 25 minutos
Idades: 10 anos ou mais

Porque joga-lo: alguns jogos exigem concentração total, planejamento antecipado e estratégia sutil, o que pode resultar em olhares intensos e preocupados ao redor de uma mesa silenciosa. Outros jogos são tão rápidos e cheios de energia que, se jogados tarde da noite, os vizinhos podem acabar fazendo uma reclamação de barulho. Anomia se enquadra firmemente na segunda categoria, e muitas vezes me preocupo de que meus amigos mais competitivos percam a voz após algumas partidas. Mecanicamente, é um jogo simples de reconhecimento de palavras e padrões. Na prática, ele desenvolve uma tensão dramática à medida que as cartas são viradas, os símbolos são revelados e os jogadores correm para dar uma resposta antes dos outros. Anomia também é muito rejogável porque as rodadas geralmente duram menos de meia hora e há quase 100 cartas diferentes.

Como se joga: Os jogadores escolhem um dos baralhos incluídos e cada um vira uma carta com a face para cima na sua frente. Cada carta tem um dos seis símbolos coloridos e uma categoria. As categorias podem ser desde “Ópera rock” até “Sobrenome” e são amplas o suficiente para gerar debates na mesa (“Será que macacos do mar realmente contam como animais de estimação?”). O jogo continua com cada jogador virando outra carta com a face para cima na sua frente, cobrindo a carta anterior. Se dois símbolos ao redor da mesa coincidirem quando uma carta é virada, esses dois jogadores entram em um “duelo”; quem disser um exemplo de algo na categoria da carta do oponente leva a carta e ganha aquele ponto. Remover uma carta para revelar a carta abaixo muitas vezes leva a outro duelo logo em seguida, criando um clima de expectativa intensa pontuado por surtos de atividade repentina. Cada vez que uma carta é virada, seu cérebro passa por um processo relâmpago de identificar o novo símbolo, verificar rapidamente contra o que você sabe estar na sua carta, ler rapidamente a categoria da outra carta, acessar sua memória para tentar encontrar um bom exemplo e, finalmente, gritar antes que o outro jogador faça o mesmo. Esse desafio de processamento, sob intensa pressão de tempo, tende a fazer seu cérebro entrar em curto-circuito, tornando o jogo igualmente frustrante e envolvente. De qualquer forma, é um momento fantástico de gritaria caótica.

Infelizmente, não consegui encontrar edições em português desse jogo, mas quem tiver um grupo de amigos com bom domínio da língua inglesa, poderá aproveitar bastante.

Aventuras expansivas e continuas

Betrayal at House on the Hill 3rd Edition

A close up of the board and a pile of dice from Betrayal at House on the Hill, a board game we recommend.

Número de jogadores: três a seis
Duração: 60 minutos
Idades: 12 anos ou mais

Porque joga-lo: Betrayal at House on the Hill é como se H.P. Lovecraft escrevesse um episódio de Scooby-Doo e o transformasse em um jogo de festa. Cada jogador recebe um personagem com diferentes atributos, incluindo sanidade, conhecimento, força e velocidade. À medida que os personagens exploram uma mansão assustadora, eles coletam itens e vivenciam eventos bizarros e atmosféricos, desde encontrar aranhas até jogar jogos com uma criança assustadora que fica agressiva com seus brinquedos. A estratégia em Betrayal at House on the Hill é mínima, mas o fator de diversão é alto, permitindo que os jogadores se soltem. Com mais de 100 cenários diferentes que podem ocorrer (todos lembrando seus filmes ou programas de TV de terror/sci-fi favoritos), este jogo tem um grande valor de rejogabilidade.

Jogo De Tabuleiro Hasbro Gaming Betrayal At The House On The

Como se joga: Na primeira fase, os jogadores constroem e exploram colaborativamente uma mansão assombrada colocando tiles de sala. Nos quartos, os jogadores podem adquirir uma carta de evento, item ou presságio. Os jogadores leem as cartas em voz alta—vozes engraçadas são incentivadas, no espírito de contar uma história de fantasmas com uma lanterna sob o rosto, sentados ao redor de uma fogueira. Para cartas de evento, os jogadores podem enfrentar um desafio de rolar dados baseado em seus atributos. Os jogadores também podem adquirir itens pela casa para ajudá-los mais tarde, mas descobrir cartas de presságio pode desencadear a segunda fase do jogo. Na segunda fase, chamada “The Haunt”, um jogador se torna traidor e recebe um dos mais de 50 cenários únicos. O traidor enfrenta os jogadores restantes em uma batalha final dramática, até que um lado saia vitorioso.

Mysterium

Illustrated cards from the board game Mysterium.

Número de jogadores: dois a sete
Duração: 60 minutos
Idades: 10 anos ou mais

Porque joga-lo: Uma parte Detetive e outra Dixit, Mysterium transforma os jogadores em médiuns que devem trabalhar juntos para resolver um caso de assassinato com base em cartas de “visão” ambiguamente e belamente ilustradas (que estão abertas a interpretações). Embora algumas pessoas adorem a sensação colaborativa e o mistério dos papéis de médiuns, eu gosto mesmo é de jogar como o fantasma que entrega as visões. Mysterium exige que eu encontre as conexões sutis entre as cartas e considere como cada pessoa é mais provável de lê-las. É ainda mais divertido (ou frustrante, dependendo de quão avançado está o jogo) quando as pessoas interpretam totalmente errado a minha mensagem.

Como se joga: Um jogador assume o papel do fantasma, que tenta transmitir os detalhes do seu assassinato através de cartas de visão ilustradas com objetos, personagens e paisagens oníricas. Os demais jogadores são médiuns que devem resolver o caso de assassinato usando as cartas de visão para escolher as cartas corretas de pessoa, lugar e coisa—para avançar, cada médium deve resolver um aspecto diferente do caso. Uma cor, forma ou tema comum pode ser a única conexão entre um conjunto de cartas de visão e uma carta de pessoa. Os médiuns apostam em quem acham que fez a escolha correta a cada rodada, e quem ganhar mais apostas tem a maior vantagem durante a rodada final. Na última rodada, o fantasma dá aos médiuns uma visão final, e qualquer médium que acertar vence.

Pandemic Legacy

A close-up of the board game Pandemic, showing a corner of the board that features a map of Europe.

Número de jogadores: dois a quatro
Duração: 60 minutos
Idades: 13 anos ou mais

Porque joga-lo: Pandemic Legacy é uma evolução incrível para quem adora o clássico Pandemic, mas quer mais enredo e desafio. Cada sessão adiciona novos elementos, e Pandemic Legacy é também significativamente mais difícil que seu antecessor, com regras que aumentam dinamicamente o desafio se você estiver em uma sequência de vitórias. Eu não acho que ganhamos uma única partida que não tenha sido decidida nos últimos momentos.

Como se joga: Assim como no Pandemic original, nesta versão cada jogador assume um papel específico para limitar a propagação de quatro vírus pelo mundo e pesquisar uma cura. Mas então as coisas… mudam. À medida que jogamos mais partidas na temporada, os vírus sofrem mutações, as regras mudam, cidades surgem e caem, e novas opções e habilidades de personagens (e penalidades) entram em jogo. Cada sessão é diferente da anterior porque as modificações no jogo são permanentes e continuam nas sessões seguintes. A jogabilidade contínua cria a sensação de uma história coerente e em evolução, e estávamos sempre curiosos (e apavorados) para descobrir o que aconteceria a seguir.

Star Wars Orla Exterior (Outer Rim)

The board game Star Wars: Outer Rim, shown in play, with cards and the board set up.

Número de jogadores: um a quatro
Duração: de duas a três horas (mais ou menos, dependendo de como você joga)
Idades: 14 anos ou mais

Porque joga-lo: Ambientado na era da trilogia original de Star Wars, Outer Rim me permite jogar como contrabandista, saqueador ou caçador de recompensas—ou todos os três—enquanto viajo entre vários lugares cheios de bandidos e vilões em busca de Fama. Jogar com personagens clássicos de Star Wars é obviamente um prazer, mas meu aspecto favorito de Outer Rim é que ele não promove a competitividade cortante e destrutiva para relacionamentos de jogos como Catan ou War. Todos jogam em busca de Fama, mas não é um recurso de soma zero. Não há necessidade de atacar outros jogadores. Você pode fazer isso se quiser—afinal, você é um fora da lei—mas há igual benefício em ajudar os outros. Apesar de sua complexidade, o jogo é fácil de aprender e excepcionalmente bem equilibrado; em várias dezenas de partidas, os vencedores nunca terminaram mais do que alguns pontos de Fama à frente dos “perdedores”.

Como se joga: Cada jogador começa com uma nave básica e escolhe um dos oito personagens. As opções incluem Lando, Boba Fett, Jyn Erso e até mesmo Doctor Aphra dos quadrinhos. Cada um tem habilidades especiais que beneficiam diferentes estilos de jogo. (Por exemplo, Han Solo oferece um bônus à velocidade da sua nave, permitindo completar missões mais rapidamente). O objetivo do jogo é ganhar pontos de Fama, que você pode conseguir de várias maneiras: coletando recompensas, entregando carga ilegal e mais. À medida que você ganha dinheiro com esses trabalhos, pode melhorar seu equipamento e até substituir sua nave inicial pela famosa Millennium Falcon, Slave I e outras. Durante cada turno, um jogador pode escolher mover sua nave entre planetas, comprar upgrades e então fazer trabalhos, coletar recompensas, e assim por diante. Os trabalhos são jogos dentro do jogo: atividades de múltiplas etapas como assaltos ou a infame Corrida de Kessel, que requerem várias jogadas de dados, com vitórias baseadas nas habilidades do seu personagem e da sua equipe. Embora o jogo possa durar muito na sua versão padrão de quem chega a 10 pontos primeiro (especialmente com quatro jogadores), descobri que pode ser igualmente divertido com um limite de tempo definido. Nesse caso, o vencedor é a pessoa com mais pontos de Fama quando o tempo acaba.

Sherlock Holmes Consulting Detective

A map and other game components from Sherlock Holmes Consulting Detective, a board game we recommend.

Número de jogadores: um a oito
Duração: de duas horas a o dia todo
Idades: 14 anos ou mais

Porque joga-lo: A série Sherlock Holmes Consulting Detective de alguma forma gera a sensação expansiva e de mundo aberto de jogos de vídeo como Breath of the Wild e Red Dead Redemption a partir de uma pequena coleção de materiais de papel e pura imaginação. Embora não seja uma experiência tão imersiva quanto alguns mistérios por correspondência, ela efetivamente faz a ponte entre um jogo de tabuleiro tradicional como Detetive, e esse tipo de experiência de detetive de role-playing. (Em outras palavras, se você gostar deste jogo, talvez queira considerar experimentar um desses também.)

Um jogo de dedução em sua essência, Consulting Detective é um quebra-cabeça irresistível para fãs de mistério de todos os tipos—e que desafiará até os investigadores mais experientes. Há uma infinidade de fontes, pistas e leads potenciais que você pode revisar, seguindo os fios do caso de uma maneira satisfatoriamente orgânica para chegar às suas próprias conclusões.

Como se joga: Cada caixa vem com 10 casos ambientados na Londres de Holmes, fornecendo um mapa e documentos, um jornal, um livro de casos e uma lista curta de contatos para recorrer. Na parte de trás de cada livro de casos há uma lista de perguntas a serem respondidas, algumas diretamente relacionadas ao caso e outras em torno da periferia da história ou relacionadas a eventos estranhos que ocorrem na cidade. Dependendo de quantas você acerta e de quantos leads você seguiu, você recebe uma pontuação que indica o quão bem você se saiu em comparação com Holmes. Em cada caso, ele revela dramaticamente como teria resolvido o mistério, geralmente usando menos leads do que você e sendo insuportavelmente arrogante sobre isso.

Sherlock Holmes Consulting Detective foi lançado pela primeira vez em 1981, e há quatro edições até o momento, cada uma com 10 casos únicos. Além de introduzir novos casos, cada caixa ajusta ligeiramente a mecânica ou adiciona uma história serial maior, então você encontrará algo valioso em cada uma.

Lindos e divertidos de jogar

Sagrada

A person playing Sagrada, a board game we recommend, showing the game set up for play on a table.

Número de jogadores: um a quatro
Duração: 30 a 45 minutos
Idades: 13 anos ou mais

Porque joga-lo: O tabuleiro com padrões deslumbrantes, os dados coloridos vibrantes e as peças de qualidade de Sagrada me cativaram. E o tema de construir vitrais artesanais oferece uma pausa dos temas de tantos outros jogos que focam em coletar recursos ou terras. Mas é mais do que apenas um jogo bonito. As regras são simples de entender, então posso começar a jogar rapidamente. E como o jogo tem um tempo de duração de cerca de 30 minutos, posso jogar várias rodadas em uma noite de jogos. Embora a estratégia seja relativamente leve, cada rodada desafia minhas habilidades de reconhecimento de padrões porque os tabuleiros e as cartas de objetivo mudam.

Como se joga: Cada jogador é um artesão de vitrais tentando construir uma janela, usando dados coloridos, e ganhar o máximo de pontos de vitória. Cada um começa com um painel codificado por cores com diferentes restrições e escolhe cartas de objetivo secretas que só ele pode ver. Objetivos públicos também são colocados na mesa e variam a cada jogo—todos podem vê-los e ganhar pontos ao organizar seus dados de acordo com as estipulações das cartas. Para maximizar os pontos, escolho os dados com base em vários fatores: as cores ou tons (valores) que funcionam dentro das limitações do meu tabuleiro e das regras do jogo, meus próprios objetivos e os objetivos públicos. O jogador com mais pontos vence o jogo.

Wingspan

Two bowls containing the pieces to Wingspan, a board game we recommend.

Número de jogadores: um a cinco
Duração: 40 a 70 minutos
Idades: 10 anos ou mais

Porque joga-lo: Quando eu testei Wingspan, joguei com oito pessoas — incluindo jogadores de primeira viagem e aqueles que passam 12 horas seguidas jogando Twilight Imperium. E todos eles declararam que queriam jogar Wingspan novamente depois. Infelizmente, o jogo base parece esgotar frequentemente (você pode fazer a pré-encomenda ou reservar Wingspan de outros varejistas, se não houver estoque disponível. Atualmente só tenho encontrado as expansões). Isso pode ser porque o jogo com tema de pássaros é simplesmente uma delícia de jogar.

Toques de design cuidadosos fazem de Wingspan uma obra de arte. As ilustrações das cartas, feitas por Natalia Rojas e Ana María Martínez Jaramillo, rivalizam com as de Audubon. Elas são tão bonitas que dá vontade de pendurá-las na parede, e você pode, de fato, comprar impressões. As peças de ovos em tons pastel são tão atraentes quanto amêndoas caramelizadas. E até a caixa de papelão em forma de casa de pássaros onde você rola os dados é surpreendentemente útil, garantindo que os cubos de madeira não caiam da mesa. Wingspan não é apenas lindo, entretanto. Ele tem um número suficiente de cartas de pássaros diferentes (170) e estratégias variadas para tornar a rejogabilidade interessante. Além disso, cada carta de pássaro vem com fatos sobre a espécie, então você aprende mais a cada vez que joga. O jogo também foi endossado pelos profissionais: Wingspan ganhou um Kennerspiel des Jahres em 2019, uma subcategoria do prestigioso prêmio Spiel des Jahres. Adquira Wingspan e esteja preparado para suspirar audivelmente, postar tudo no Instagram e se perguntar em voz alta se você acabará comprando as cartas como impressões.

Como se joga: Nós somos amantes de pássaros (“pesquisadores, observadores de aves, ornitólogos e colecionadores”) trabalhando para trazer o maior número de pássaros para o nosso quintal (ou ninho). Para começar o jogo, recebemos um tabuleiro de ações, cinco cartas de pássaros, duas cartas de bônus e cinco tokens de comida. Ao longo de quatro rodadas, podemos escolher jogar uma carta de pássaro, ganhar comida ou colocar ovos para desbloquear outras ações em cada seção correspondente do nosso tabuleiro. O jogador com mais pontos após quatro rodadas vence.

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